Bolo de Chocolate com Doce de Leite Cremoso

Por 0 , , , , 1
Social Bar

capa

Experimentei esse bolo pela primeira vez, quando minha amigona Rafaela Passos fez aniversário e para comemorar trouxe esse bolo para o trabalho, na época trabalhávamos juntas. Mas, antes mesmo dela trazer o danadinho, já ouvia-se em nosso setor,  muitos burburinhos sobre a delícia grandiosa desse bolo. E olha minha gente! o danado é bom mesmo. E claro que pedi a receita, rs.

Lá na minha terrinha, esse bolo é conhecido como Bolo da Dona Izabel da Itaipava, hahaha, porque era o nome da pessoa que fazia pra vender. E era bem famoso viu?!

 Então tá! Vamos parar de jogar conversa fora e ir direto ao ponto:

Ingredientes para Massa (essa quantidade é para uma camada de massa):

  • 6 ovos;
  • 6 colheres de sopa de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa e chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de fermente de bolo em pó.

Modo de Preparo da Massa:

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar. Desligue a batedeira, acrescente o trigo e o chocolate peneirado e por último o fermento. Mexa levemente até ficar uma mistura homogênea. Pré aqueça o forno a 180 graus por 10 minutos. Coloque a massa numa forma redonda com fundo removível ( usei uma de 26 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve-a ao forno por aproximadamente 30 minutos. Para saber se a massa está assada, faça o teste do palitinho.Untitled-1

Ingredientes para o Recheio:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite ou duas caixinhas;
  • 2 colheres de sopa rasa de Emustab.

Modo de Preparo do Recheio:

Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 40 minutos, conte depois que começar a ferver (se quiser saber como faz pra cozinhar o leite condensado em caixinha, clique aqui). Depois de esfriar, coloque na batedeira com o creme de leite e o Emustab, bata por 5 minutos. Deixe esfriar na geladeira enquanto você faz a outra camada da massa.DSC04028

Ingredientes para Cobertura:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • 1 caixinha de creme de leite.

Modo de Preparo do Recheio:

Coloque em uma panela, o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar, como se fosse fazer um brigadeiro. Quando engrossar e desgrudar do fundo da panela, desligue e acrescente o creme de leite. Mexa até ficar uma mistura homogênea.

Montagem:

Depois que a massa estiver fria. Coloque na mesma forma que você usou para assá-las, um plástico de modo que sobre nas bordas da forma (pode ser daqueles filme ou um saco descartável). Depois disso, coloque a primeira massa em cima do plástico. O plástico serve para não deixar o recheio cair pelas laterais do bolo. Em seguida espalhe o recheio por cima da massa, deixando dois centímetros de distância da borda. Essa distância é importante, uma vez que o recheio vai se espalhar depois que colocar a segunda camada de massa. Vai ficar um recheio bem grande (delíciaaaa). Depois de ter espalhado o recheio, coloque a segunda massa. Leve à geladeira. No dia em que for servi-lo, desenforme o bolo e com o auxílio de uma espátula, espalhe o recheio nas laterais do bolo. Depois disso, coloque a cobertura e deixe cair um pouco nas laterais para ficar esse efeito como da foto. Salpique um pouco de chocolate meio amargo e pronto! Eu sempre faço esse bolo um dia antes do desejado e somente desenformo e coloco a cobertura no dia que for degustá-lo. É importante que o bolo fique na geladeira. Caso contrário, o recheio acaba ficando mais mole e começa a escorrer.

passo2

É isso aí gente! Não se assuste com o tamanho da receita. Esse bolo, apesar da sua grandiosidade, não é muito difícil de fazer. Até eu, que não tenho tanto jeito com os bolos consegui fazer, rs.

Comente no facebook

Comentários

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *