10 Dicas Infalíveis para o Bolo Perfeito!

Por 0 No tags 0
Social Bar

bolo-perfeitoNada melhor do que aquele cheirinho de bolo se espalhando pela casa num fim de tarde, principalmente se estiver um dia frio e chuvoso. Mas também é decepcionante quando você vai saborear o bolo e você percebe que ele está embatumado, ficou cru por dentro ou não cresceu o suficiente, enfim, ficou longe de ser o bolo perfeito.

Vou confessar que há uns anos atrás eu não tinha muito jeito pra fazer bolo, mas quando comecei a seguir essas dicas que vou te contar hoje, comecei a ter sucesso no quesito bolo, rs. Até mesmo quem não tem muitas habilidades na cozinha vai conseguir fazer um bolinho caseiro e simples de dar água na boca.

1. Separe todos os ingredientes

Nada mais frustrante do que começar uma receita e perceber que no andamento faltou algum ingrediente em casa. Então, antes de tudo, separe todos os ingredientes. Essa técnica é conhecida como Mise en Place.

2. Pré aqueça o forno

Antes de iniciar a receita, pré aqueça o forno na temperatura indicada. Geralmente as receitas pedem que o forno seja pré aquecido em temperatura média (180 graus). Não cometa o erro de colocar a temperatura bem alta para o bolo assar mais rápido, a tendência é o bolo assar por fora e ficar cru por dentro. É sério! Uma vez fez isso e deu errado, rs!

3. Use os ingredientes na temperatura ambiente

Ovos, leites e manteigas não devem estar gelados. Tire os ingredientes da geladeira 1 hora antes de iniciar o preparo. E cuide com o danado do ovo, quebre eles em um recipiente separado e depois adicione à receita. Assim você não corre o risco de partir um ovo podre na mistura e perder todo o restante da massa. Só pra deixar registrado: eu já cometi esse erro também, mesmo sabendo dessa dica. Hoje não cometo mais 😉

4. Peneire a farinha, o açúcar e o chocolate em pó

Já ouvi muitas pessoas dizerem que isso não faz diferença. Eu acho que faz sim! Peneirar esses ingredientes não vai tomar muito seu tempo e vai evitar que fique aqueles grumos na massa. É bem chato quando partimos um bolo de chocolate e vimos aquela bolinha pequeninha de trigo se destacando no meio do bolo sem contar que pode atrapalhar o crescimento do seu bolo perfeito, rs.

5. Evite abrir o forno de 5 em 5 minutos

O forno não deve ser aberto antes de pelo menos 20 minutos de cozimento. E só espete o palito quando achar que o bolo está assado. Antes, o gás gerado pelo fermento pode escapar pelo buraquinho e afundar seu bolo. Se achar que está muito corado e ainda cru no centro, cubra-o com papel alumínio e siga assando em fogo baixo. E nunca esqueça: a parte mais brilhosa no papel alumínio deve ficar para baixo.

6. Nunca guarde o fermento na geladeira

Essa vai especialmente pra minha mãezinha que ainda guarda o fermento na geladeira, rs! Quando conservamos o fermento na geladeira, ele sofre algumas alterações e pode ter sua função diminuída. Para assegurar que ainda esteja bom, coloque uma colher de sopa num copo d’água morna e veja se borbulha. Se não, descarte.

7. Siga as medidas da receita corretamente

A mistura do bolo é muito mais do que uma massa, é uma reação química. Então é essencial que você adicione à receita as medidas exatas. Qualquer ingrediente a mais ou menos vai interferir no resultado do seu bolo. Para te ajudar nessa função adquira os medidores de colheres e xícaras. O custo é baixo e a ajuda é bem grande.

8. Adicione o fermento por último

O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado à receita. E deve ser misturado com os outros ingredientes com o auxílio de uma espátula ou colher. Se o fermento for muito batido, pode perder o efeito.

9. Cubra o bolo depois de assar

Ao retirar o bolo do forno, não o deixe em corrente de ar ou sobre superfície fria. Use um pano seco para cobri-lo e coloque em cima das grades do fogão.

10. Nunca desenforme o bolo quente

Eu sei que a vontade de comer logo o bolo faz com que não conseguimos esperar ele esfriar, mas esperar esse “tantinho” de tempo é primordial para ele não quebrar quando for desenformar.

Então é isso minha gente! Gostaram das dicas? Se você tem alguma dica infalível para um bolo perfeito, compartilhe conosco 😉

Comente no facebook

Comentários

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *